My playlist

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ontem eu fui tricolor, sim

Quem gosta, sabe. E nem precisa ser daqueles que lembra o lance obscuro da partida daquele campeonato truncado. Basta gostar. E ver, e vibrar, e ser capaz de se emocionar. Uma festa assim não se vê todo dia, mas no Rio de Janeiro, nesse ano de tantos reencontros felizes entre times e suas torcidas, pelo menos 2 vezes por semana a gente tem espetáculo. Mais emblemático que pão e circo.


Ontem foi o dia do Fluminense. Dia que começou semana passada, quando loucos (vulgo torcedores, porque quem torce tem mesmo um quê de louco), mesmo tendo perdido de 5 a 1, acreditaram. E fizeram o time acreditar, e o resultado foi aquele jogo sensacional. Maracanã lotado (e eu me arrependendo profundamente de não ter ido) e quando os jogadores entram em campo, o reconhecimento. Sim, eu sei que nem é meu time, mas essa coisa de apaixonado mexe com a gente. E arrepia. (olha a prova de que torcedor é mesmo louco, tô toda boba com um time que nem é o meu)


Mas foi meu time durante aquele jogo. Impossível se manter neutra quando a vontade supera o cansaço, quando a esperança e o canto intermitente das arquibancadas são o combustível. (e eu admito que cantei em casa, timidamente, com o coração na mão)


Foram 90 minutos de glória. Tempo em que eu redescobri porque gosto tanto de futebol, mas desse futebol nosso, que faz da rede sua maior deusa, entregando-lhe sacrificialmente a bola, tão nossa querida. Foram 90 minutos para acreditar que "na alegria e na tristeza, eu nunca vou te abandonar". E não vai. Não aquele que faz do time uma religião, o coloca num pedestal intocável.


E veio o apito. Silêncio de um minuto, preparando o espetáculo final. O agradecimento sincero de uma torcida que até o fim acreditou, para um time que até o fim lutou. "Time de guerreiros!"


A gente continua acreditando, Fluminense. Não num título, mas nessa paixão que transforma 70.000 pessoas em braços e vozes, que se mobilizam e saudam alegremente um grupo que na prática, tinha tudo para ser vaiado. Mas aí entra a mágica do futebol, e o time que vai se livrando do rebaixamento tem dado mais show que muitos do G-4.


E hoje? Hoje eu sou vascaína, mesmo me arrepiando e chorando vendo os vídeos de ontem. E talvez domingo eu me divida num Fla-Flu interno, mas coração de torcedor sempre aguenta.

3 comentários:

  1. Isso que dá uma vascaína torcer pro meu Fluminense, só podia acabar em vice-campeonato! hahaha... brincadeirinha, beta. Quero que você continue torcendo junto comigo. Dando sorte ou não, sua companhia no bar vai muito bem a calhar. ;)
    Além do mais, para escrever texto tão belo assim não basta eloquência. Sem dúvida você tem um quê de tricolor dentro de si. Leia Nelson Rodrigues e entenderá.
    Parabéns pelo blog, tá ótimo!
    beijoos!

    ResponderExcluir
  2. Você é chata pra caralho. NInguém gosta de ler essas porra.

    ResponderExcluir
  3. Gosto mais de ler os seus pensamentos, esse treco de footboll, "ninguém gosta de ler essa porra"

    auhaua... Bjão!

    ResponderExcluir